domingo, 3 de setembro de 2006

> HAMBURGERS COM KETCHUP


Passei há dias, à hora do jantar, junto de um restaurante de fast food num conhecido centro comercial da cidade do Porto. Fiquei estupefacto com a aglomeração de pessoas que se acotovelavam para conseguir um hamburger com batata frita. Pensei com os meus botões: aquilo deve ser de uma autêntica iguaria, caso contrário as pessoas não tinham aquele comportamento. Admito que há uns meses provei aquela especialidade, simplesmente porque na hora e no local em que o fiz era praticamente o único “restaurante” aberto.
Sinceramente não gostei, daí não perceber esta paixão mundial pelos hamburgers daquela cadeia internacional, acompanhados por umas batatas fritas de ar artificial e ketchup. Ah! Já me ia esquecendo dos bonecos que oferecem às crianças.
Acho até que comer uma daquelas especialidades será para muitos milhões em todo o mundo, sobretudo para os mais novos, mais um hábito enraizado de uma sociedade de consumo cada vez mais vulgar, que acha muito bonito vestir calças rotas e de aspecto sujo, beber cocktails até cair para o lado ou escrever SMS de forma compulsiva, numa linguagem que ofende quem preza a língua de Camões. Gostos não se discutem, é certo, e eles até serão a maioria.
Mas deixem-me dizer que prefiro a cozinha tradicional portuguesa, beber de forma moderada um bom vinho português, usar umas calças sem rasgos e escrever com as letras e os acentos todos. É da idade, dirão alguns…

Sem comentários: