segunda-feira, 18 de setembro de 2006

> PARTIU O MEU AMIGO JOSÉ SANTOS


No passado sábado realizou-se o funeral do nosso camarada de profissão, o amarantino José Santos, que contava 71 anos de idade.
Estive lá em sinal de homenagem.

Foi com profunda consternação que soube da morte do decano dos jornalistas da região, que ficou assim órfã de um grande senhor.

A ele muito lhe devo, como referência e exemplo de verticalidade, mas, sobretudo, de enormes simplicidade, humildade e generosidade.

Antigo jornalista do Jornal de Notícias e de O Comércio do Porto, foi o percursor de vários projectos jornalísticos regionais (rádios e jornais), em especial em Amarante e em Fafe.

Qual mestre, era um homem que me ensinava a profissão de forma honesta, transmitindo-me tudo o que sabia, numa manifestação de desprendimento que não conhecemos em mais nenhum colega de profissão.

Foi o José Santos que um dia, já lá vão mais do que 15 anos, na sua 4L azul me conduziu ao Porto e me matriculou no curso de jornalismo. Lembro-me das suas palavras de incentivo. Foi ele que um dia acreditou em mim.

Também não esqueço o abraço forte e quente com o qual José Santos tentava reconfortar a minha dor no funeral do meu saudoso pai.

O programa de rádio que tive em Fafe, intitulado "Última Página" foi desenhado por ele. O José Santos queria assim ajudar-me a superar a morte do meu pai...

José Santos partiu. Deixa em mim um profundo vazio e uma saudade do tamanho do seu sorriso sempre pronto e amigo.

Bem haja pelo muito de bom que me fez.

Obrigado por tudo grande amigo José Santos.

Para sempre grato,

Armindo Mendes

Sem comentários: